(AFP)ISLAMABAD – O Paquistão fez um lançamento de teste de um míssil balístico capaz de carregar uma ogiva nuclear, de acordo com um militar.
O Míssil Balístico Ghauri possuí um alcance de 1300 quilômetros (807 milhas) e pode carregar tanto ogivas convencionais quanto nucleares.
O teste ocorre um mês após o teste do míssil superfície-superfície com capacidade nuclear Shaheen III com alcance de 2.750 quilômetros.
“O lançamento de treino do sistema de mísseis Ghauri foi focado em testar a prontidão operacional e técnica”, disse um militar em declaração.
Paquistão e sua vizinha Índia – que já dispuraram três guerras após a independência do Reino Unido em 1947 – tem rotineiramente efetuado testes de mísseis desde que ambos demonstraram suas capacidades em armas nucleares em 1998.
Tensões estão maiores do que o normal após autoridades paquistanesas terem libertado na última sexta-feira Zaki-ur-Rehman Lakhvi, suposto mentor dos ataques à Mumbai em 2008.
O movimento foi furiosamente condenado pela Índia e denunciado por Estados Unidos e França.
A soltura veio depois quatro meses de disputas sobre a detenção de Lakhvi após um juiz garantir sua prisão em Dezembro. O governo do Paquistão tentou uma série de ordens de detenção à Lakhvi mas os juízes repetidamente as cancelaram.
Fonte: DefenseNews / Plano Brasil
Fonte: Paquistão testa míssil com capacidade nuclear»
0 comentários
Postar um comentário