A Armênia aproximou-se da entrada na União Aduaneira. Por encargo dos presidentes da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, o projeto de adesão da Armênia à União Aduaneira e ao Espaço Econômico Único (EEU) deve ser preparado até 1 de junho de 2014, o mais tardar.
A decisão política da Rússia e da Armênia, aprovada em 3 de setembro de 2013, sobre a entrada da última na União Aduaneira foi apoiada pelos restantes participantes da associação econômica. Em nove meses foi efetuado enorme trabalho voltado para realizar o “mapa de entrada”, inclusive no que diz respeito à adaptação da legislação da Armênia às regras da União Aduaneira. Agora a Armênia encontra-se na etapa final.
Em opinião de analistas, a participação da Armênia do Projeto Eurasiático é condicionado, em primeiro lugar, por questões da garantia da segurança nacional do país, diz o vice-diretor do Instituto do Cáucaso, Serguei Minasyan:
“Para a Armênia, a União Eurasiática deriva em muitos aspectos de formatos político-militares mais prioritários no momento atual, ou seja do formato bilateral da união militar-estratégica da Armênia com a Rússia e da participação da Armênia da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC). Ao mesmo tempo, é importante o fato de a Rússia, como principal locomotiva desse processo integracionista, entender as particularidades econômicas e geográficas da Armênia. O país também está interessado no componente econômico”.
Os interesses econômicos mutuamente vantajosos encontram-se no centro do Projeto Eurasiático, o que foi confirmado reiteradas vezes ao mais alto nível. A Armênia para a União Aduaneira sempre foi principal parceiro econômico na Transcaucásia. Peritos destacam que a utilização da disposição da Armênia na região irá criar possibilidades adicionais para os Estados-membros da União Aduaneira tanto no plano de investimentos naquele país, como em contatos com Estados vizinhos através da Armênia. Tal diz respeito em primeiro lugar à esfera de serviços financeiros.
A própria Armênia também liga estreitamente o progresso socioeconômico do país à entrada na União Aduaneira, disse na véspera o chefe de Estado armênio, Serzh Sargsyan:
“Esperamos uma influência do amplo mercado da União Aduaneira na subida de nossa economia. Não duvidamos que os ritmos de crescimento e de exportações irão progredir. É nesta orientação que vamos trabalhar concretamente com nossos empresários e investidores estrangeiros”.
De acordo com as fontes oficiais, a Armênia se juntará à União Aduaneira e à União Econômica Eurasiática até 1 de janeiro de 2015, o mais tardar.
Voz da Rússia
Fonte: Armênia aproximou-se da entrada na União Aduaneira »
0 comentários
Postar um comentário