Teerã, 8 fev (Prensa Latina) Irã despachou vários návios de guerra às fronteiras marítimas dos Estados Unidos, anunciou hoje aqui um alto oficial da Marinha de Guerra persa.
As frotas navais do Exército iraniano começaram sua travesía para o Oceano Atlántico via as águas próximas a sul-africanas e esta operação tem uma mensagem, anunciou o comandante da Frota Naval do Norte, almirante Afshin Rezayee Haddad, citado pela agência de notícias oficial Fars.
O anúncio é parte a uma resposta do Irã à acrescentada presença naval estadunidense no golfo Pérsico e à realização de duas manobras militares nessa via aquática da V Frota com base em Bahrein nos últimos anos.
Pelas águas do golfo Pérsico circula grande parte do petróleo extraído nos países árabes do norte com destino às economias dos países ocidentais industrializados.
Em 2012, durante o ponto mais candente das acusações de Estados Unidos e outras potências pela alegada intenção iraniana de construir armas de destruição em massa, incluída a ameaça de ataque militar, Teerã advertiu que está em condições de bloquear o golfo em poucas horas como represália.
Nesse mesmo ano o comandante da Marinha de Guerra iraniana, almirante Habibollah Sayari, anunciou que "nos próximos anos nos despregaremos ao longo das fronteiras marítimas estadunidenses para contrastar a presença (militar) norte-americana no golfo Pérsico.
Nos últimos meses Irã aumentou sua participação naval no Golfo de Aden e o Oceano Indico para enfrentar os frequentes ataques contra navios mercantes por piratas com base em Somalia.
Prensa Latina
Fonte: Irã despacha navios de guerra às fronteiras marítimas dos EUA»
0 comentários
Postar um comentário