Os sistemas de mísseis antiaéreos russos da família ‘Tor’ agora podem detectar e abater qualquer aeronave furtiva (stealth, por sua sigla inglês), disse em entrevista a RIA Novosti o Diretor-Geral para Assistência Técnico-Militar e Contratos Governamentais da Izhevsk Electromechanical Plant Kupol, Vyacheslav Kartashov.
A Izhevsk Electromechanical Plant Kupol, fabricante dos sistemas Osa-AKM, Tor-M1 e Tor-M2E, pertence ao consórcio Almaz-Antey, maior empresa do mundo na área de sistema de defesa aérea.
Segundo Kartashov, a “tecnologia stealth” não representa qualquer dificuldade para os sistemas de sua empresa, em especial os da família Tor.
Kartashov disse que a detecção “depende do tamanho da onda da banda (do radar) em que opera o radar o sistema, bem como a configuração da aeronave furtiva”.
“Ele (o caça furtivo) não pode ser invisível a todas as ondas de todas as bandas. Alguma onda vai detectá-lo, alguém que ele não pode ver... Nossos sistemas permitem a detecção de 100% desses caças e sua total destruição”, disse Kartashov.
Com os novos radares russos, as aeronaves furtivas perdem sua relevância, diz o russo.
“Além disso, são muito caros (caças furtivos). Eu me lembro de vários caças destruídos no Iraque e na Iugoslávia por sistemas Osa e Kuba”, concluiu Kartashov.
O Informante
Fonte: ZRK "Tor" é capaz de destruir aeronaves invisíveis, diz diretor da fabricante»
0 comentários
Postar um comentário