quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rússia retira bilhões de bancos norte-americanos, em resposta a sanções ocidentais


Os bancos norte-americanos gostavam mais ou menos de constante escalada, ou melhor, subindo, os depósitos por instituições e cidadãos russos, tendo triplicado em apenas dois anos, para 21.600 bi dólares em fevereiro, de acordo com o Tesouro dos EUA.

Pode parecer um pouco contra-intuitivo que em tempos de ZIRP alguém iria colocar todo o dinheiro em quaisquer bancos norte-americanos, e pode parecer ainda mais contra-intuitivo que os russos que têm outras oportunidades com o seu dinheiro voluntariamente submeter-se a repressão financeira do Fed. Mas, do ponto de vista russo, ganhando juros próximo a zero em seus depósitos nos EUA e perdendo dinheiro lentamente à inflação deve ter parecido preferível que eles acreditam que poderia acontecer ao seu dinheiro na Mãe Rússia.



Dinheiro que não é pregado para baixo vem fugindo da Rússia por anos, mesmo se ele acaba em lugares como Chipre, onde muito do que se afundou na fossa de corrupção que foram os bancos cipriotas, que finalmente entrou em colapso e levou o dinheiro russo para baixo com eles . Em comparação, os EUA devem ter parecido um lugar decente para esconder alguns bilhões líquidos. Mas em março, a debacle ucraniana explodiu em primeiro plano com a anexação da Rússia da Crimeia, o que não foi muito bem recebido no Ocidente. Os governos dos EUA e da Europa reuniram-se para a causa, e após vociferar clamando por uma espiral de sanções, eles realmente impuseram algumas sanções, ineficazes ou não, que incluíram na lista negra alguns oligarcas russos e sua grana.



Então, em março, sem esperar que a espiral de sanções para chutar, os russos puxou sua grana de bancos norte-americanos. Depósitos dos russos em bancos norte-americanos, de repente caiu de $ 21600000000, para US $ 8,4 bilhões. Eles arrancou 61% de seus depósitos em apenas um mês! Tinham aprendido a lição em Chipre da maneira mais difícil: obter o seu dinheiro para fora, enquanto você ainda pode antes que ele chegue confiscados. Eles certamente não esperou muito tempo para passar a maior parte de seu dinheiro para outras jurisdições, aqueles que acreditam, talvez erroneamente para estar fora do alcance do braço longo e vigoroso do governo dos EUA.



Será que os russos trazem seus depósitos em bancos norte-americanos a zero? O Tesouro vai publicar os números de abril em algumas semanas, mas parece improvável zero, porque eles vão precisar de algum dinheiro de bolso para operar em os EUA. É este prazo russo em bancos norte-americanos vai causar o colapso do sistema financeiro dos EUA? Ou, pelo menos, de um banco? Ou pelo menos fazer essa estremecimento banco em seus fundamentos? Um…. Estes 21,6 bilhões dólares em depósitos representam cerca de 1% do cerca de US $ 2 trilhões em depósitos não negociáveis ​​estrangeiras em bancos dos Estados Unidos e uma parcela ainda mais minúscula de depósitos domésticos, alguns dos quais acabam estacionado no Fed como reservas excedentárias. Heck, o Fed, em sua infinita sabedoria, impresso $ 4000000000000 ao longo dos últimos cinco anos, de modo que míseros 21.600 milhões dólar não é nem mesmo um erro de arredondamento em que escala.



Não que essas sanções estão funcionando muito bem. Apesar movimentos do Ocidente para isolar a Rússia, a ExxonMobil, BP, Total, e de outras grandes companhias de petróleo estão dobrando para baixo na Rússia; eles só assinaram mega-contratos com empresas petrolíferas russas estatais - sanções que se dane. Leia .... Exxon, BP Defy Obama; Estender parceria com a Rússia.



UND 2

Fonte: Rússia retira bilhões de bancos norte-americanos, em resposta a sanções ocidentais»

0 comentários

Postar um comentário