sábado, 19 de outubro de 2013

Nova Estratégia Pode Ajudar a Encontrar Vida Extraterrestre Inteligente

Crédito da foto: Mike Agliolo / Corbis

Descobrir vida fora da Terra pode ser apenas o santo graal da ciência. E mesmo que ainda temos de encontrar provas para homenzinhos ou gotas de bactérias verdes, os astrônomos continuam a procurar por sinais indescritível da vida.
A nova estratégia pode ajudar os astrônomos a melhor meta de vida inteligente extraterrestre. Dr. Michael Gillon, da Universidade de Liege, na Bélgica, propõe uma abordagem que monitorar as regiões de estrelas próximas para procurar dispositivos de comunicação interestelar.
O método mais comum na busca por inteligência extraterrestre (abreviado como SETI) é a utilização de antenas de rádio gigantes para digitalizar as estrelas, ouvindo para possíveis sinais fracos provenientes de civilizações distantes.

               Antenas do campo de estudos radioastronômicos very large array.
                                              No sul dos Estados Unidos

Enquanto o instituto SETI tem estado a trabalhar arduamente desde 1959 nós não topei com um sinal ainda. Mas isso não significa que estamos sozinhos ou que devemos parar de procurar.
Mesmo sem um sinal extraterrestre confirmada, a maioria dos astrônomos argumentam que as descobertas recentes têm fortemente reforçada a hipótese de que vida extraterrestre pode apenas ser abundante no Universo. 
Com a ajuda do telescópio espacial Kepler, aprendemos que os planetas são abundantes ao longo da Via Láctea.

                  A sonda Kepler consiste em um observatório espacial projetado
                       pela NASA que deverá procurar por planetas extrasolares

Com a maioria das estrelas abrigar pelo menos um planeta, é possível que alguns desses planetas terá as condições adequadas para a vida.
Então, por que não detectamos vida inteligente extraterrestre? Por que temos esse paradoxo de Fermi gritante - a aparente contradição entre a alta probabilidade de existência "civilizações extraterrestres ea falta de contato com essas civilizações?
Uma hipótese para explicar o famoso Paradoxo de Fermi é que as sondas auto-replicantes poderiam ter explorado toda a galáxia, incluindo o nosso Sistema Solar, mas nós apenas não ter detectado ainda. A sonda auto-replicante é um enviado a um sistema planetário próximo, onde ele iria extrair matérias-primas para criar uma réplica de si mesmo que, em seguida, ir para outros sistemas próximos, continua a replicar-se ao longo do caminho.

                                            Veja o Vídeo Abaixo:


                                        Fonte:http://www.voanews.com

0 comentários

Postar um comentário