Concepção artística de um cometa se separando.
Há um potencial de "cemitério de cometas" inativos no nosso sistema solar, vagando entre Marte e Júpiter, uma nova pesquisa colombiano diz. Isto contradiz a visão de longa data que os cometas se originam na periferia do sistema solar, na Nuvem de Oort .
Os pesquisadores examinaram os cometas provenientes do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, um local onde se acredita que há apenas asteróides (pequenos corpos composta principalmente de rock). Cometas, pelo contrário, são uma mistura de rochas e gelo. O gelo derrete quando o cometa se aproxima do Sol, e podem formar rabos espetaculares visíveis da Terra.
"Imagine todos esses asteróides que vão ao redor do Sol por eras, sem nenhum indício de atividade", afirmou Ignacio Ferrín, que liderou a pesquisa e é uma parte da Universidade de Antioquia, na Colômbia.
"Nós descobrimos que alguns deles não são rochas mortas depois de tudo, mas são cometas dormentes que ainda podem voltar à vida se a energia que recebem do sol aumenta por alguns por cento."
A equipe acredita que esta zona era muito mais ativos milhões de anos atrás, mas como a população ficou mais velha que ficou mais tranquila. "Doze dessas rochas são verdadeiros cometas que foram rejuvenescido após a sua distância mínima do Sol foi reduzido um pouco", disse os pesquisadores.
"A pouca energia extra que recebeu da Sun foi, então, suficiente para reanimá-los do cemitério."
Fontes: [Ras]
0 comentários
Postar um comentário