sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um estudo sugere que cometas podem surgir mais perto da Terra

Concepção artística de um cometa se separando.

Há um potencial de "cemitério de cometas" inativos no nosso sistema solar, vagando entre Marte e Júpiter, uma nova pesquisa colombiano diz. Isto contradiz a visão de longa data que os cometas se originam na periferia do sistema solar, na Nuvem de Oort .

Misteriosamente, no entanto, 12 cometas ativos foram vistos dentro e ao redor da cintura de asteróides. Os astrônomos teorizam que deve haver uma série de cometas inativos nesta região que incendiar-se quando a força gravitacional de Júpiter perdida cutuca os cometas para que eles recebam mais energia a partir do sol.

Os pesquisadores examinaram os cometas provenientes do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, um local onde se acredita que há apenas asteróides (pequenos corpos composta principalmente de rock). Cometas, pelo contrário, são uma mistura de rochas e gelo. O gelo derrete quando o cometa se aproxima do Sol, e podem formar rabos espetaculares visíveis da Terra.

"Imagine todos esses asteróides que vão ao redor do Sol por eras, sem nenhum indício de atividade", afirmou Ignacio Ferrín, que liderou a pesquisa e é uma parte da Universidade de Antioquia, na Colômbia.

"Nós descobrimos que alguns deles não são rochas mortas depois de tudo, mas são cometas dormentes que ainda podem voltar à vida se a energia que recebem do sol aumenta por alguns por cento."
A equipe acredita que esta zona era muito mais ativos milhões de anos atrás, mas como a população ficou mais velha que ficou mais tranquila. "Doze dessas rochas são verdadeiros cometas que foram rejuvenescido após a sua distância mínima do Sol foi reduzido um pouco", disse os pesquisadores.

"A pouca energia extra que recebeu da Sun foi, então, suficiente para reanimá-los do cemitério."

Fontes: [Ras]

0 comentários

Postar um comentário