“Paleoart” é um termo informal usado para tratar a arte que retrata temas relacionados à paleontologia . Estes podem ser representações de restos fósseis ou representações dos seres vivos e dos seus ecossistemas. Conheçam alguns trabalhos de paleoartistas!
O Homo neanderthalensis (a primeira foto macho e segunda fêmea) é uma espécie extinta que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 mil anos atrás até aproximadamente 29 mil anos atrás. Existiram ao mesmo tempo dos Homo sapiens e alguns autores os consideram como subespécies do Homo sapiens. Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto, mas largo e volumoso.
Homo floresiensis é uma espécie extinta da família Hominidae que viveu na Ilha de Flores, na Indonésia, até há 13 mil anos. O homem de Flores é conhecido através de um esqueleto quase completo de uma mulher (reprodução foto), e de seis outros indivíduos em diversos estados de conservação, incluindo um punho completo. A anatomia desta espécie mistura características de Australopithecus e Homo erectus com traços do homem moderno Homo sapiens, numa combinação que intriga os cientistas.
Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás. Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, com aproximadamente 70 quilos e seu volume craniano era de cerca de 50% a mais em relação ao seu ancestral Homo habilis. Seus esqueletos fósseis datam de cerca de 1,5 milhão de anos atrás, e foram encontrados principalmente na África.
Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu entre 2,5 milhões e 1,9 milhões de anos atrás. Das espécies do gênero Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. Foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas.
Fontes: [Akela]
0 comentários
Postar um comentário