Especialistas do Centro de Teste da DuPont, centro esse que conta com expertise de profissionais do mundo inteiro, realizaram testes no novo capacete balístico russo e concluíram que o mesmo é o melhor do mundo.



O capacete em questão é o 6B47, capacete esse que integra o Ratnik, ou seja, o conjunto de soldado do futuro russo.



O diretor-general do Centro de Materiais Compostos de Alta Resistência da Rússia (ARMOKOM, por sua sigla em russo transliterado), Yevgeniy Kharchenko, também confirmou que o capacete 6B47 é superior a todos análogos estrangeiros.



“Nós fizemos um capacete único para o infante russo e para as tripulações dos veículos de combate. Esse ano deve haver um pedido (do Ministério da Defesa da Rússia) da ordem de 40.000 unidades”, disse Krarchenko.



Krarchenko disse que a experiência do infante russo provou que os mesmos dificilmente são alvejados na cabeça por um projétil disparado por uma arma de fogo, mas sim por estilhaços proporcionados por explosões. Portanto, o capacete 6B47 foi idealizado para suportar um “estilhaço pesado de alta velocidade”. Isso faz ele suportar disparos de calibres 9mm e 7.62mm, as armas mais comuns usadas por infante.



O capacete é constituído de material compostos, mas entre as duas camadas desse material, no meio, há um tecido especial de alta resistência.



No quesito anti-fragmentação, o 6B47 ganhou as maiores notas em Genebra, Suíça.



Um projétil de 7.62mm pode até perfurar a primeira camada composta, mas ele será totalmente deformado no primeiro impacto e dificilmente passará pelo tecido especial encontrado no meio do capacete.



O capacete 6B47 foi desenvolvido sob os mais exigentes requisitos dos militares russos, requisitos esses que são os mais exigentes do mundo. Para se ter uma ideia, o projétil quando perfurar toda a proteção, não poderá penetrar 20mm no corpo humano. O padrão OTAN é 44mm.



O capacete 6B47 pesa pouco menos de 1 kg.

Reportagem da TV russa sobre o 6B47:




O Informante

Fonte: Rússia tem o melhor capacete balístico do mundo»

0 comentários