A Marinha Russa adotou um novo torpedo para águas profundas, afirmou ontem uma fonte Ministério da Defesa da Federação Russa.



Apelidado de “Fizik” (Física) o novo torpedo tem alcance de 50 km.



“No final do ano passado, após concluídos de forma bem-sucedida os testes estatais, colocamos serviço um novo torpe guiado por calor para águas profundas, o Fizik. O torpedo armará principalmente todos os submarinos do Projeto 955 e Projeto 885, assim como os demais submarinos da Marinha”, disse a fonte.



Os submarinos citados pela fonte, são os submarinos estratégicos da classe Borey e os submarinos nucleares de ataque da classe Yasen.



A fonte também acrescenta que a produção em massa do torpedo Fizik já começara e que o mesmo substituirá os torpedos da família USET-80, cujo alcance é de 18 km.



O primeiro submarino da classe Borey, o K-535 Yury Dolgorukiy, e o primeiro submarino da classe Yasen, o K-329 Severodvinsk, foram armados em principio com o USET-80, mas já não usam mais esse torpedo em favor do Fizik.



O torpedo Fizik foi idealizado pelo Instituto de Pesquisas de Leningrado “NII Morteplotekhnika” em 1986. Ele incorpora um novo sistema de busca por calor (vapor e gás), o UGST (universal'naya glubokovodnaya samonavodyashchayasya torpeda). O Fizik é um torpedo de 533mm, dotado de uma ogiva de 300 kg, tem alcance de 50 km. O torpedo também pode buscar o alvo pela acústica.


O Informante

Fonte: Inovador e mais mortal dos torpedos entra em serviço na Marinha Russa»

0 comentários