sábado, 10 de janeiro de 2015

Síria constrói complexo nuclear em segredo, diz Der Spiegel

assad luta contra o mal

O presidente sírio, Bashar al-Assad, ordenou a construção em sigilo de um complexo subterrâneo para fabricar armas nucleares, revela o semanário alemão Der Spiegel em sua edição deste sábado.


A planta nuclear fica em uma região montanhosa de difícil acesso, no oeste do país, a dois quilômetros da fronteira libanesa, informa a revista, com base em “documentos exclusivos” de imagens por satélite e conversas interceptadas pelos serviços de Inteligência.


Situado perto da cidade de Quseir, o local tem acesso à água e à energia elétrica, completa Der Spiegel, antecipando a matéria que chega às bancas amanhã.





Durante anos, pensou-se que Israel havia destruído a capacidade de armas nucleares da Síria com seu ataque de 2007, sobre o complexo de Kibar. Não foi bem assim. Novas informações da inteligência sugere que Bashar al-Assad ainda está tentando construiu a bomba. E ele está recebendo muita ajuda. Aqui, uma imagem de satélite do local suspeito perto de Qusay


O projeto “Zamzam” pode abrigar um reator ou uma fábrica de enriquecimento de urânio, segundo os “especialistas ocidentais”, citados pelo veículo.


O regime sírio transferiu para o novo complexo oito mil barras de combustível que antes eram destinadas ao sítio secreto de Al Kibar. Essa última instalação abrigaria um reator nuclear clandestino, completa o semanário alemão.


Em 2007, um ataque aéreo atribuído à Força Aérea israelense destruiu esse complexo situado em um deserto no leste da Síria. As autoridades desse país nunca confirmaram essa informação.


Segundo Der Spiegel, especialistas norte-coreanos e iranianos estão envolvidos no projeto “Zamzam”. A milícia xiita libanesa Hezbollah, aliada do regime sírio, está encarregada de vigiar a instalação.


AFP


Fonte: Terra


Plano brasil

Fonte: Síria constrói complexo nuclear em segredo, diz Der Spiegel»

0 comentários

Postar um comentário